Logo ou Identidade Visual, veja qual o ideal para sua empresa
O que define um logo?
Toda identidade visual tem um logo, mas nem todo logo está acompanhado de uma identidade visual.
O logo é a menor identificação da sua empresa, da sua marca. Ele é um símbolo, uma assinatura que deve rapidamente ajudar as pessoas a identificarem sua marca. É ele que vai fazer as pessoas descobrirem, lembrarem e compartilharem a sua marca.
Quando a marca é famosa, as pessoas conseguem bater o olho no logo e saber imediatamente qual é a empresa, vide exemplo da Nike ou Apple.
Susan Kare, uma das criadoras da primeira interface do Macintosh, diz que: “os melhores ícone são mais parecidos com sinais de trânsito do que com ilustrações gráficas.” E por quê ela diz isso? Porque sinais de trânsito são praticamente universais e de fácil compreensão. Não existe interpretação subjetiva, é lógica. Não é arte, é design.
O logo pode ser um desenho, uma tipografia ou a mistura de ambos. O logo identifica a sua marca, mas ele não é a marca, ok? Iremos falar sobre marca, mais especificamente branding, em outro artigo.
E o que é uma identidade visual?
Identidade visual é o pacote de todos os componentes que definem sua… identidade.
É o COMO você vai fazer toda comunicação visual da sua marca, seja tangível ou intangível. São as diretrizes técnicas como cores, fontes, uso apropriado do logo, uso inapropriado e muito mais. Também são os complementos visuais que acrescentam à marca, como cartão de visita, papel timbrado, envelope e qualquer recurso que contenham as mesmas diretrizes que definiram o logo da sua empresa.
É crucial que você mantenha a comunicação da sua marca coesa e consistente. As empresas que mudam constantemente a cor do logo ou as fontes aparentam serem desorganizadas e transmitem uma imagem ruim ao público.
É necessário cautela ao expor sua identidade por aí. A identidade visual fornece a orientação necessária para que você não fuja da proposta definida pela sua empresa. Como afirma Saul Bass, “design é o pensamento tornado visível”. O que o designer cria vai muito além da arte. Há toda uma construção por trás do conceito da marca. Existe um significado, uma estratégia e o mais importante, uma preocupação com o cliente da empresa e como ele vai identificar suas crenças e valores com a sua empresa, se tornando um cliente fiel.
Explicar o conceito e a importância de um logo ou identidade visual é o papel do designer. Mas manter-se fiel a ele, da empresa.
Identidade visual é o estilo da sua empresa.
Você deve estar imaginando, “então se eu for criar um logo para minha empresa, devo sempre escolher criar uma identidade visual?” Sempre é uma palavra muito forte e que pode comprometer muitos argumentos. Em nossa opinião profissional, você deve optar pelo o que se apresenta mais viável ao presente momento. Se sua capacidade de investimento lhe permitir liberdade na escolha, então sim, invista numa identidade visual. Garantimos que o investimento hoje vai compensar no futuro.
Agora, se você está começando uma empresa e seu investimento está próximo ao ponto de solidificação da água, aconselhamos a criação de um logo. Ele não vai atender todas suas necessidades a longo prazo e você – muito provavelmente, salvo casos extremos como da Nike – vai precisar de um redesign ao longo do caminho.
Mas ainda sim é um passo inicial para consolidar a base de sua identidade. Um logo diferenciado que expressa a peculiaridade da sua empresa pode ajudar a diversifica-la de outras no mesmo segmento e demonstra profissionalismo.
Com a ascensão digital, é altamente recomendável você ter uma presença digital. Não pôde investir em uma identidade visual? Atenha-se a padrões básicos. Se o seu logo é predominantemente vermelho e preto, com fontes quadradas, faça suas postagens com essas cores e essas fontes. Não tente inovar ou criar um arco íris. Consistência e repetição reforçam sua identidade.
Não sabe quais cores, fontes ou estilo usar? Faça algumas perguntas para si mesmo sobre sua marca.
- Como é o estilo da sua comunicação, o tom e voz da sua empresa?
- Você se comunica com alegria ou é mais sério, com termos eruditos?
- Qual é a maneira mais eficaz de transmitir visualmente os valores da sua empresa?
- Se você preza pela sustentabilidade, um verde não ajudaria a reforçar esse valor?
- Como você vai manter consistência no diálogo e se tornar autêntico?
- Vai ter um discurso mais técnico voltado aos seus colegas de trabalho ou uma conversa mais comum focado nos benefícios dos seus produtos/serviços?
Agora, se você pensou em comic sans, infelizmente já está além da salvação…
Próximos passos para sua empresa
A maioria das pessoas sabe da importância de ter um logo para a empresa. Com exceção de alguns microempreendedores, não conhecemos nenhuma empresa registrada em junta comercial que não possua qualquer imagem que a represente como um logo. Nesse caso, se você já tem um logo, mas não possui identidade visual, gerencia os meios de comunicação da empresa por conta própria e tem poder de investimento, fale com sua agência ou com um designer. Peça orientações e diga que você quer melhorar ainda mais a identidade da sua empresa com diretrizes bem segmentadas que ajudem a criar um estilo exclusivo para você. Certamente alguém vai poder te ajudar e será um investimento de respeito.
Leave a Comments